quinta-feira, 30 de maio de 2013

De orelha para os vegetais

Recentemente, no programa da Oprah Winfrey, Mike Tyson declarou que começou a seguir a dieta vegana. Dizem que o pedaço da orelha perdido de Holyfield não acreditou, porém é fato: o ex-boxeador, campeão mundial dos pesos pesados, agora só aparece em fotos beijando pombas brancas.



Mas quem é esse tal de Mike Tyson mesmo?

Mike nasceu em 1966 nos Estados Unidos. Teve uma infância pobre e marcada pela violência. Foi detido por roubar uma carteira aos 12 anos, depois roubou um supermercado e foi parar em um reformatório. Aos 13 anos, Mike Tyson ainda não sabia ler nem escrever.

Foi nessa época que o futuro “Iron Mike” conheceu Cus D’Amato, treinador veterano, que já havia levado outros lutadores ao sucesso. Mike passou a lutar e teve uma carreira excelente como amador. Quando se tornou profissional em 1985, ganhou 14 combates, 11 deles por K.O. no primeiro round.

Aos 20 anos, era o mais jovem campeão da história dos pesos pesados. Entretanto, Tyson não aparecia na mídia só pelo seu talento, era também constantemente lembrado por escândalos de estupro e casos de violência. Em 1987, abusou da empregada de um estacionamento. Casou-se em 1988 e, no ano seguinte, sua esposa, Robins Givens, denunciou o pugilista por agressão.

Em 1989, seu cartel profissional era de 37 vitórias - 30 delas por K.O.- e nenhuma derrota. Cus D’Amato morreu e, em 1990, Mike perdeu o título dos pesos pesados para James Buster Douglas, em uma derrota considerada inesperada na história do boxe.

Tyson foi preso em 1992 por estupro e cumpriu 4 anos de prisão. Voltou a lutar e reconquistou o título dos pesos pesados em setembro de 1996. Só conseguiu manter o cinturão até novembro do mesmo ano, quando perdeu o título para Evander Holyfield.

Na revanche em 1997, arrancou um pedaço da orelha de Holyfield, por isso teve sua licença de boxeador suspensa e ganhou uma multa de 3 milhões de dólares.

Mike “The Iron” Tyson encerrou sua carreira em 2005, seu cartel era de 50 vitórias e 8 derrotas. Mas seu jeito encrenqueiro ainda não tinha mudado: o boxeador se envolveu em brigas e foi denunciado várias vezes por agressão nos anos seguintes.

Em 2009, Tyson adotou a dieta vegetariana e está muito mais saudável agora, segundo diz. “Eu perdi peso, me livrei de mais de cem quilos. Eu queria mudar a minha vida, fazer algo diferente. E então eu me tornei vegetariano. Isso me deu outra oportunidade de viver uma vida saudável. Eu era apenas uma roda dura, congestionado com todas as drogas e a cocaína. Eu não podia respirar, tinha pressão alta, artrite, estava quase morrendo. Depois que me tornei vegetariano, tudo isso melhorou”, declarou em entrevista ao Oprah Winfrey’s: Where Are They Now?


De todas as pessoas do mundo, eu diria que o Mike Tyson seria a última a se tornar vegan. Preconceito só por ele ser agressivo, ter violentado a Miss América Negra, agredido sua ex-esposa e se envolvido com drogas? É, talvez . Contudo, ele é um exemplo de como o ser humano pode ser surpreendente. Se ele mudou (será?), qualquer um também pode. 

"Maior homem do planeta? Eu não era nem metade do homem que pensava ser. Então, se há algum grande plano agora, é apenas dar. É altruísmo, importar-me com pessoas que merecem. Porque acho que sou um canalha. Tenho esta incrível capacidade de me olhar no espelho e dizer: ‘Sou um canalha. Sou um m...’ (...) Nunca pensei que chegaria aos 25, cara. As pessoas precisam se amar, tratar um ao outro melhor. Ainda tenho este fogo no coração, e ele queima. Não sou pacifista e nunca serei. Ainda fico com raiva e ainda grito. Posso falar sobre humildade, mas não sou humilde. Se você diz ‘sou humilde’, está se contradizendo. Mas estou tentando, cara, tentando muito.’’ 

Mike "The Iron" Tyson


Fontes:
http://www.miketyson.com.br
http://www.guiadoscuriosos.com.br
http://www.anda.jor.br
http://globoesporte.globo.com

Um comentário:

  1. Mudança surpreendente.. É uma personalidade marcante sem dúvidas rs..

    ResponderExcluir

Vai comentar?? Não seja sem noção.