domingo, 19 de maio de 2013

Treino para perda de gordura: Aeróbio em jejum.

Objetivo do aeróbio em jejum : Lipólise (queima de gordura) com catabolismo muscular insignificante.

Como funciona: A ideia é criar um estado de emergência artificial no corpo, obrigando-o a buscar nas gorduras uma fonte primária de energia, poupando nossos queridos músculos, evitando assim o temido catabolismo.

Como fazer: Ao acordar de manhã, permaneça em jejum, tome um copo d'água e, no máximo, uma xícara de café SEM AÇÚCAR. O café favorece a lipólise e uma xícara tem uma quantidade de cafeína suficiente para dar uma ajuda na queima de gorduras. Se tiver esteira em casa, fica mais fácil. De qualquer forma, faça uma caminhada de, no máximo, 45 minutos, num ritmo que não te deixe ofegante, mas também que não seja muito devagar. Não corra. Se correr o esforço será maior e seu corpo já vai querer recorrer aos aminos dos seus músculos para produzir glicose. Quando terminar a caminhada, espere mais meia hora, tome mais um copo de água enquanto isso. Nessa meia hora parado ainda estará queimando gorduras.

Vantagens do aeróbio em jejum: Como dito, catabolismo quase zero, insignificante. Numa corrida, por exemplo, só a partir de alguns minutos é que a queima de gordura será mais significativa. Corrida queima mais calorias? Queima sim, mas essas calorias não vêm só das gorduras. Além disso, não há impacto com a caminhada e seu joelho ficará conservado rs.

Essa técnica pode perder o efeito se for feita todos os dias, pois o corpo irá se acostumar. Eu estou fazendo 3x por semana, em dias alternados, 3 semanas sim, uma não

O tipo de treinamento descrito acima foi inventado por mim com base em leituras que eu fiz sobre o assunto. Esse é o único aeróbio que eu faço atualmente, se eu corro um dia ou outro, é apenas por recreação.


Alguns pontos são importantes quando falamos de aeróbico em jejum, segundo o Dr. Rafael Silvetre Knack, médico especializado em Nutrologia, Endocrinologia e Medicina Esportiva:

1) Para evitar o risco de lesões musculares ou qualquer tipo de mal-estar, é preciso analisar o seu nível de treinamento. Sempre procure o auxílio de um profissional de Educação Física para saber se o aeróbico em jejum é o melhor para você;
2) Tenha em mente que o aeróbio em jejum faz parte de um programa de treinamento, assim, não fará milagres se você não combiná-lo com uma boa dieta;
3) Faça uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade física. 

Um estudo recente publicado pelo jornal Applied Physiology, Nutrition and Metabolism defende os aeróbios em jejum como a melhor forma de queimar gordura. O estudo avaliou (somente!) oito homens jovens e saudáveis com os seguintes protocolos: aeróbio seguido de refeição com índice glicêmico baixo, aeróbio seguido de refeição de índice glicêmico alto, refeição de índice glicêmico alto seguido de aeróbio, refeição de índice glicêmico baixo seguido de aeróbio. O gasto de todos os homens foi de 400 calorias, e todas as suas refeições tinham 400 calorias.

Concluiu-se que o aeróbio tem maior eficácia para queima de gordura antes da refeição matinal, quando ainda não se fez nenhuma refeição. 

Porém, as teorias sobre queima de gordura são várias e há divergência sobre o aeróbico em jejum ser a melhor forma de eliminar gordura. O estudo que eu citei usou como referência um grupo muito pequeno para tirar conclusões sólidas.  

Enfim, eu faço, o último ganhador do concurso Garoto e Garota Fitness São Paulo também afirmou usar essa técnica. Acredito que dê resultados. Há outro artigo bastante interessante sobre o assunto, nele vocês poderão ver um posicionamento contrário ao aeróbio em jejum.

Fontes:
https://sites.google.com/site/filosofiahit/aerobio-antes-do-cafe-da-manha
http://www.papofitness.com.br/aerobico-em-jejum/

13 comentários:

  1. Oi :)

    Não tem perigo de ter tipo umas tonteiras e passar mal por ficar sem comer e ir andar? Eu acho interessante, mas se fico muito tempo sem comer, já começo a me sentir mal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi,

    Tem perigo sim, pode dar uma hipoglicemia. Por isso é melhor começar fazendo só uns minutinhos de caminhada, e é até bom levar alguma coisa doce e prática pra comer, caso sinta alguma coisa desagradável. Eu já senti dores de cabeça, mas é porque eu estava desidratado, isso conta muito também.

    ResponderExcluir
  3. Oi Clécio!

    Já tava planejando começar essa caminhada, ia levar banana passa e tudo. Mas fui pega de surpresa e vou ter que esperar vários meses para colocar em prática. De qualquer forma agradeço muito a dica. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim foi pega de surpresa, Vivi? Conta para a gente o que aconteceu, quem sabe podemos ajudar.
      beijoo

      Excluir
  4. É mesmo né, como assim ''vários meses'' ? :(

    ResponderExcluir
  5. Oi Clecio!

    Descobri que to esperando um(a) veganinho(a). Mas abafa que o marido quer que fique só entre nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Vivi !!! Fiquei feliz por vcs, desejo muitas felicidades pra vc e toda sua família!!

      Abraço pra todos vcs

      Excluir
    2. Obrigada Clecio!

      Que venha mais um(a) veganinho(a)!
      Muitas felicidades para você também. ^^
      Abraço!

      Excluir
    3. Mentira, Vivis!!!!! Parabéns!!! Criança de sorte, vai poder comer todos aqueles pratos veganos que vc faz!! Ah! Muito cuidado quando vc for fazer qualquer atividade física agora, converse com o seu médico e, de preferência, procure um profissional de Ed. Física para te auxiliar!
      Mantenha-nos informados!!
      Beijooo

      Excluir
    4. Oi Biaa!

      Obrigada! Por um bom tempo o bebê vai ter que se contentar com meu leite. Só depois de um bom tempo vai poder comer minhas comidinhas. Eu nem tenho me dedicado muito na cozinha, ando com tanto sono! Não estranhe se a frequência das receitas postadas no blog cair drasticamente...haha
      Eu conversei com o médico e ele falou pra eu fazer caminhadas leves, hidroginástica, pilates ou yoga. Eu vou ficar com as caminhadinhas mesmo. Assim eu faço no meu rítmo e na hora que eu estiver bem disposta.
      Fiz o primeiro ultrasom ontem, hoje o bebezinho completa 8 semanas, o coraçãozinho já está batendo e ele está medindo 1,5cm.
      Pode deixar que vou dando notícias por aqui.
      Beijoo :)

      Excluir
  6. Oi Bia!

    Eu acho que nem vai ter como vocês me ajudarem...haha. Já estou fazendo umas caminhadinhas leves, não posso fazer nada que me canse muito. Beijoo

    ResponderExcluir
  7. Vivis!!! Que legal!!! Vc tem várias opções para se exercitar, então! Eu, no seu lugar, escolheria yoga...parece tão relaxante. Mas caminhada é bom também. Desde que vc não fique parada, tudo é válido! :D
    8 semanas?? Jááá??? Que gracinha!!! Vai nascer mais ou menos quando? E o sexo já dá para saber?? Ai, que legal!!!! :DD
    beijooo

    ResponderExcluir
  8. Oi Biaa!

    Já fiz yoga, praticava todo dia, mas eu acho um saco e desisti...hahaha
    Pode deixar que não vou ficar parada.
    8 semanas equivale a 2 meses, já to ficando com uma barriguinha discreta. A previsão do parto é no meio de janeiro. Tem um exame de sangue que pode ser feito para saber o sexo do bebê antes do ultrasom, mas é menos eficaz. Prefiro esperar um pouco mais, com 4 meses vai dar pra ver no ultrasom. Agora começa a saga em busca de produtos veganos para bebês.haha
    beijooo

    ResponderExcluir

Vai comentar?? Não seja sem noção.