segunda-feira, 20 de maio de 2013

Iniciando um novo treino: um músculo por dia.

Pois bem, estou iniciando a técnica de treinar apenas um músculo por dia, e posso dizer que há muito mais vantagens do que parece. Fiz uma tabela e ficou assim:

Sábado = ombros
Domingo = peito
Segunda-feira = costas
Terça-feira = pernas
Quarta -feira = tríceps
Quinta-feira = bíceps.

São 4 ou 5 exercícios apenas para cada dia. Os abdominais ficam em dias alternados. No treino de peito, por exemplo, também se trabalha tríceps, no treino de costas, também se trabalha bíceps. Ou seja, não significa que treinando um músculo por dia, você usará aquele músculo só uma vez na semana.

A principal vantagem que percebi, entre outras, foi a economia de energia. Num treino clássico de costas/bíceps, por exemplo, o que se costuma fazer é costas primeiro, e depois, já meio cansado, vai para o bíceps, o que diminui o aproveitamento do treino. Se a pessoa quer hipertrofiar mais o bíceps, o correto seria começar o treino com bíceps. Mas, nessa técnica, você se concentra e dá atenção especial para cada músculo. Conforme afirma o site Definição Total.

A desvantagem que percebi foi ter que treinar meio que religiosamente, antes meu treino era apenas 3 ou 4 vezes por semana, agora, treino todos os dias. Mas, se ocorrer de atrasar um dia, basta apenas fazer o treino do dia e o do dia anterior juntos. Na sequência que eu fiz, já foi esquematizado para descansar 72 horas ou mais cada músculo.

Por enquanto é isso, vou postando novidades. Lembrando que tal sistema de treinamento foi criado por mim  com base em leituras sobre esse tipo de treino.

Fontes:
http://www.treinomonster.com/2011/05/treino-o-ciclo-para-o-ganho-de-massa.html
http://definicaototal.com.br/treinos/treinar-um-musculo-por-dia-e-bom-pros-e-contras/

5 comentários:

  1. A principal desvantagem desse tipo de treino, a meu ver, é que se você não estiver em um dia bom e acabar por não executar o treino com dedicação, você vai levar um tempo para voltar a treinar aquele músculo novamente.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Biaa, nesse caso, eu prefiro ficar sem treinar e deixar pro outro dia, compensa mais.

    ResponderExcluir
  3. Acho uma verdadeira "furada"... vc acaba treinando músculos sinérgicos em dias seguidos... ex: sábado e domingo.
    O que, ao meu ver, é um perigo... sabe-se que o máximo que um grupo muscular precisa "descansar" sao 3 dias (72 horas), isso falando do máximo... dependendo do estimulo 48 horas sao suficientes... vc pode alegar q treinando costas tbm se "trabalha" bíceps, sendo assim bíceps se treina 2 vezes na semana, ok!!!
    Mas e costas e peito?!? Qual o outro dia em que eles sao "trabalhados"???

    ResponderExcluir
  4. Não há nada de errado em treinar ombros num dia e peito em outro. Quase todo exercício pega ombro. Seria o único caso em trabalhar os músculos sinérgicos em dias seguidos. Realmente costas, peito e pernas, ficam uma vez por semana. Mas no meu caso acho suficiente. Na musculação existe adaptação pessoal e um mesmo treino não serve para todo mundo. Valeu pela pergunta, dicas e críticas aqui são sempre bem vindas.

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Não estou fazendo mais esse treino a propósito rs..

    ResponderExcluir

Vai comentar?? Não seja sem noção.